Conhecendo melhor essas duas plataformas de aprendizagem – Moodle x ATutor

Cada vez mais escolas e universidades estão a buscar plataformas online para ensinar e cativar os seus alunos de forma intensa. Em educação a distancia os bons softwares e as eficientes ferramentas utilizadas por alunos online e tutores, são importantes produtos tecnológicos que hoje preenchem o mercado educacional da EaD.

– AVAs, são os sites que os alunos de EaD tem acesso as conteúdos de seu curso a distancia, como apostilas, atividades, e outros recursos, e é neste ambiente que também ocorre a interação com o tutor e os demais participantes do curso. Algumas das plataformas mais utilizadas e que conhecemos são o moodle, solar, e telEduc.

No entanto eu escolhi compreender um pouco melhor uma plataforma que sequer conhecia, e uma que uso. Escolhi assim ATutor e Moodle. Irei tentar mostrar as diferenças, pontos positivos e negativos de cada uma.

Um pouco sobre cada uma.

ATutor
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de Aprendizagem Baseado em Web, Open Source planeado com acessibilidade e adaptabilidade em mente. A plataforma ATutor adotou as especificações de empacotamento de conteúdo IMS/SCORM, permitindo que professores, instrutores e tutores criem conteúdo reutilizável, o qual pode ser compartilhado entre diferentes SGC.

atutor

O SCORM é um modelo de referencia (conjunto de padrões) para criação de objetos de aprendizagem (pequenos conteúdos autocontidos). Sua principal característica é a portabilidade, ou seja, a possibilidade de executar o mesmo conteudo em diveros ambientes de aprendizagem (compativeis com o SCORM) e o rastreamento dos alunos (registro de quantas vezes leu cada conteudo e qual a pontuação nos testes).

Os Educadores podem rapidamente montar, empacotar, redistribuir os conteúdos instalados e conduzir os seus cursos online na plataforma ATutor. Os estudantes estudam num ambiente de aprendizagem adaptativo.

Moodle

. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. O programa é disponibilizado livremente e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e utilizadores de todo o mundo.
Usada não apenas com sucesso, para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais.

moodle

Referências
http://www.professortic.com/2011/02/8-plataformas-para-ensinar-online/

Leave a comment